Atividades

Através de programas, campanhas, projetos, temas, apoio a atividades, interação com o público é possível seguir caminhos em harmonia com a conservação do ambiente, na visão de 'Ser uma organização atuante na conservação da natureza brasileira'. Assim, conheça as atividades do Instituto!

Acesso rápido,

clique no menu!

Associação Eventos institucionais

CBVS

Encontro de Comunicação Ambiental

EZM

EAU

Hackathon Instituto Jurumi

Educação Materiais e programas

Estágio

Intercâmbio

Natu

Escola

Pesquisa Programas e projetos

Jurumi

Cerrado na Escola

Cacto

Aves da Janela

PIC

Quer apoiar? Associe-se!

Escolha a melhor forma de associação.

Ao se associar você terá desconto em eventos, cursos e atividades extras organizadas pelo Instituto, além de apoiar o desenvolvimento da organização!

Faça sua associação via Apoia-se!

Se preferir entre em contato para verificar outras canais de associação.


Programa de Estágio

O Programa de Estágio do Instituto Jurumi é uma forma de possibilitar a estudantes de graduação uma experiência no terceiro setor ambiental e colaborar para formação de profissionais. Ele acontece semestralmente, com desenvolvimento de atividades no período entre 2 de Janeiro e 30 de Dezembro de cada ano, para estágio curricular. Importante: Atualmente não vaga para estágio extracurricular.

Regras do Estágio ● Orientação a estudantes em fase de estágio no Instituto, com respaldo em normas internas e externas, para uma melhor conduta no desenvolvimento de atividades.

Todas as pessoas em fase de estágio no Instituto precisam ter:

  1. Interesse por assuntos relacionados à Conservação da Natureza;

  2. Compromisso, clareza, responsabilidade, honestidade e iniciativa;

  3. Bom relacionamento interpessoal e na Organização;

  4. Disposição para lidar com situações complexas e limitantes.

É importante ter atenção a:

  1. Atividades relacionadas à área de formação;

  2. Cuidados e condições adequadas para realizar as atividades;

  3. Prazos, carga horária, período de provas acadêmicas e recessos;

  4. Termo de Compromisso de Estágio ou documento compatível.

Por que de realizar estágio no Instituto? Porque o estágio envolve atividades associadas e interligadas à natureza, desenvolvidas numa organização da sociedade civil, o que permite experiências que contribuem para uma formação profissional e cidadã. No Programa do Instituto são previstas vagas de estágio nas seguintes áreas:

Ciências Biológicas A vida se manifesta por meio de várias formas, e por toda a parte, o que torna o profissional de Ciências Biológicas fundamental em qualquer atividade que envolva seres vivos. Os futuros profissionais dessa área precisam ter senso crítico e valor humano, na busca do conhecimento e desenvolvimento das atividades. Atuar com diferentes cidadãos e instituições, para conseguir soluções sustentáveis aos dilemas diários e superar os desafios constantes. Podem participar estudantes a partir do 4º semestre de graduação.

Medicina Veterinária Cuidar de animais e entender a importância de cada ser, é parte da missão dos veterinários. Os futuros profissionais da Veterinária estão totalmente inseridos num ramo importante para a natureza, a medicina da conservação. É um profissional que deve ter segurança em diagnósticos e desempenho cooperativo para a realização de um mundo mais amigável. Podem participar estudantes a partir do 4º semestre de graduação.

● Para mais informações sobre estágios, dúvidas entrar em contato em mensagem para estagio@institutojurumi.org.br ou mensagem@institutojurumi.org.br.







Programa de Intercâmbio

O Programa de Intercâmbio é atividade que permite cooperação e aprendizado entre estudantes universitários a fim de proporcionar experiências e de colaborar para formação com ênfase à conservação da natureza.

O Instituto tem dentre as finalidades estudar espécies ameaçadas de extinção para auxiliar na conservação delas e dos habitats onde vivem, com educação ambiental e envolvimento humano; e desenvolver treinamento de profissionais com ênfase em biologia da conservação e eventos que promovam as ciências biológicas e a cultura.

    1. Lançamento do Intercâmbio 07/06/21

    2. Inscrições 07/06/21 a 10/07/21

    3. Intercâmbio 01/07/21 a 31/07/21 - Encerrado!

O Intercâmbio está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 4 da Agenda 2030 que indica ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’ e ao Objetivo 15 ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’.

Desempenho do Intercâmbio

Espera-se que participantes tenham experiências relevantes durante o Intercâmbio e cada participante que atinja o desempenho mínimo esperado poderá participar do Clube do Intercâmbio e terá direito a alguns benefícios. Mais detalhes no Regulamento.

Resultados

Ao serem desenvolvidos os trabalhos do Instituto é possível realizar contribuições importantes para a sociedade, no auxílio a atividades que promovem inclusão e difusão de conhecimento. Com essas ações temos a nossa participação para conservar a natureza, num trabalho contínuo. Os resultados são atualizados periodicamente.

Conhecimentos da natureza As pesquisas servem de base para as atividades institucionais. Elas são bioindicadores para as colaborações do Instituto em palestras, cursos, grupos de trabalho, organização de atividades e estímulo a realização de parcerias. A partir do conhecimento é possível cumprir a missão do Instituto, proporcionar o entendimento para novos estudos e contribuições para o mundo.

Educação ambiental Com as informações obtidas nos estudos, e também disponíveis na literatura, é possível realizar atividades de educação ambiental, com mais qualidade, para estudantes do nível básico de ensino. Com dezenas de jovens atendidos, tendo acesso a informações complementares a própria formação. O Instituto também acredita na importância de cuidar das crianças e jovens, para participar do cultivo para uma sociedade sustentável e consciente.

Palestras e treinamentos Nos últimos tempos foram realizadas palestras, cursos, minicursos atingindo um público de centenas de pessoas, em especial estudantes, durante eventos técnicos e científicos. Além disso, o Instituto oferece treinamentos através da Escola de Conservação da Natureza, uma iniciativa educacional para colaborar na formação de futuros profissionais.

Trabalho em rede As interações com pessoas diferentes setores são importantes na transformação do ambiente, dentre elas a participação em conselhos de Unidades de Conservação, atividades de cooperação técnica e de apoio institucional. A rede é constituída de colegas da sociedade civil organizada, estudantes, professores, gestores públicos, profissionais, voluntários, comunicadores, empresários, cidadãos. A causa ambiental precisa de participação ampla para obter bons resultados.

Alguns números das atividades no Instituto

4

Projetos

120

Encontros

1850

Pessoas atendidas diretamente

410

Colaborações

As atividades estão associadas aos temas Água, Caatinga e Cerrado, Clima e Eco.

AS ATIVIDADES ESTÃO ALINHADAS COM OS OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL • ODS
Fotografias Instituto Jurumi