O Intercâmbio é um programa educacional com objetivo de realizar interações entre pessoas e proporcionar experiências para colaborar na formação com ênfase à conservação da natureza. O Intercâmbio é composto por estudos de caso, minicursos, oficinas, trajetória, marca, mobilização, visita, dentre outras atividades. Por isso, no Intercâmbio é possível conviver e compartilhar conhecimento em locais especiais na natureza!

Próximos destinos

• Chapada dos Veadeiros – a confirmar

• Cerrado Central – a confirmar

• Boqueirão da Onça – a confirmar

Participe

Aqui você vai encontrar as informações, regras e acessos. Prepare-se para essa experiência e boa viagem! 

Regulamento

Inscrição

Intercâmbio Chapada dos Veadeiros

A região da Chapada dos Veadeiros é uma das 25 unidades fisiográficas da macrorregião chamada de Terras Altas do Tocantins, localizada no nordeste do estado de Goiás. Ela concentra as áreas de maior altitude de todo o bioma Cerrado, chegando atingir 1.650m. Com clima tropical, apresenta heterogeneidade de hábitats e fisionomias predominantes do Cerrado sensu stricto e Cerrado ralo. É conhecida nacionalmente pelo ecoturismo. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (240 mil ha) protege esse importante refúgio para a vida silvestre. A Chapada abriga espécies da flora, da funga e da fauna, algumas listadas como ameaçadas de extinção. É uma região rica em água, com muitas cachoeiras e aguas correntes, em córregos, riachos e rios. 


Pré-inscrição para edição  aqui! 


Conheça e apoie as atividades no Cerrado!

Intercâmbio Cerrado Central

A região contempla o região do Cerrado onde fica o Planalto Central, entre DF e GO. Aqui concentramos as atividades do projeto Vida de Tamanduá, com bases na Floresta Nacional de Brasília (5,6 mil ha) e remanescentes de Cerrado. Essa região é rica em nascentes, na produção agroecológica e propícia para a prática de atividade ao ar livre, com circuitos de trilha de longo percurso. Abriga espécies da flora, da funga e da fauna, algumas listadas como ameaçadas de extinção. Assim é um lugar com oportunidades de interação direta com a natureza e favorece educação ambiental e concentração sobre ambientes naturais com presença humana. 


Pré-inscrição para edição  aqui! 


Conheça e apoie as atividades no Cerrado!

Intercâmbio Boqueirão da Onça

A região conhecida como Boqueirão da Onça (9000km²), está localizada no norte da Bahia, é considerada um dos maiores contínuos de vegetação nativa de Caatinga. Em 2018 essa região se tornou um conjunto de Unidades de Conservação (UCs): o Parque Nacional do Boqueirão da Onça (347 mil ha) e a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça (505 mil ha), que engloba em sua poligonal a Zona de Vida Silvestre da Toca da Boa Vista (11 mil ha). Essa edição do Intercâmbio é uma parceria entre Instituto Jurumi e o Programa Amigos da Onça, com objetivo realizar interações entre estudantes universitários e para proporcionar experiências no intuito de colaborar com a formação de pessoas com ênfase a conservação da natureza, especialmente espécies ameaçadas na Caatinga, dentre elas onça-parda e onça-pintada


Pré-inscrição para edição  aqui! 


Conheça e apoie as atividades no bioma Caatinga!

ODS

O Intercâmbio está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 4 da Agenda 2030 que indica ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’ e ao Objetivo 15 ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’. 

Resultados e Desempenho

Espera-se que participantes tenham experiências relevantes durante o Intercâmbio e cada participante que atinja o desempenho mínimo esperado poderá participar do Clube do Intercâmbio e terá direito a alguns benefícios. Mais detalhes no Regulamento.

Ouça as trilhas de edições passadas