No Intercâmbio é possível conviver com pessoas e compartilhar conhecimento em locais especiais na natureza!

Participe

Aqui você vai encontrar as informações, cronogramas, taxas, regras e acessos. Prepare-se para essa experiência e boa viagem! 

Regulamento

Próximos destinos

Boqueirão da Onçaa confirmar

Cerrado Central – a confirmar

Aplicação

O que é o Intercambio?

É um programa educacional com objetivo de realizar interações entre pessoas e proporcionar experiências para colaborar na formação com ênfase à conservação da natureza. O Intercâmbio é composto por estudos de caso, minicursos, oficinas, trajetória, marca, mobilização, visita, dentre outras atividades. 

Intercâmbio Boqueirão da Onça

A região conhecida como  Boqueirão da Onça (9000km²), está localizada no norte da Bahia, é considerada um dos maiores contínuos de vegetação nativa de Caatinga. Em 2018 essa região se tornou um conjunto de Unidades de Conservação (UCs): o Parque Nacional do Boqueirão da Onça (347 mil ha) e a Área de Proteção Ambiental do Boqueirão da Onça (505 mil ha), que engloba em sua poligonal a Zona de Vida Silvestre da Toca da Boa Vista (11 mil ha). Essa edição do Intercâmbio é uma parceria entre Instituto Jurumi e o Programa Amigos da Onça, com objetivo realizar interações entre estudantes universitários e para proporcionar experiências no intuito de colaborar com a formação de pessoas com ênfase a conservação da natureza, especialmente espécies ameaçadas na Caatinga, dentre elas onça-parda e onça-pintada


Aplique para edição  aqui! 


Conheça e apoie as atividade no bioma Caatinga!

ODS

O Intercâmbio está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 4 da Agenda 2030 que indica ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’ e ao Objetivo 15 ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’. 

Resultados e Desempenho

Espera-se que participantes tenham experiências relevantes durante o Intercâmbio e cada participante que atinja o desempenho mínimo esperado poderá participar do Clube do Intercâmbio e terá direito a alguns benefícios. Mais detalhes no Regulamento.

Ouça as trilhas