Natureza na Escola

Essa é a página do projeto Natureza na Escola que tem o intuito de aproximar mais os jovens com a biorregião onde vivem, envolvendo os pontos importantes associados a eles, a exemplo da fauna nativa. Ainda hoje há muito desconhecimento sobre os ecossistemas naturais e biomas brasileiros. O projeto teve inicio no bioma Cerrado, quando foi denominado Cerrado na Escola. Com a atualização, podemos dar ênfase aos biomas prioritários do Instituto, Caatinga e Cerrado e também biomas associados.

Objetivo

O Projeto Natureza na Escola tem por objetivo proporcionar uma vivencia de estudantes com a natureza, sobretudo com a fauna, a flora e a vida silvestre.

Qual a importância?

Com as atividades de educação ambiental podemos atuar para uma maior aproximação entre estudantes e o ambiente, e que resultam numa valorização da nossa própria natureza.

Por que ajudar?

Precisamos de doações para adquirir material e melhorar a qualidade das oficinas. Além disso precisamos de recursos para viabilizar o deslocamento até as escolas ou centros para desenvolvimento das atividades do projeto. Com mais recursos poderemos chegar a mais estudantes.

Lista de material para apoio ao projetos

Você pode ajudar o projeto. Atualmente precisamos dos seguintes itens:

- Projetor (Data show)

- Papel A4

- Lápis de cor

- Lápis hidrocor

um pequeno repositório de material educativo do Instituto.

• Clima

Destinado a estudantes e docentes desse tema para ajudar em estudos e abordagens sobre o clima • Baixe aqui o material base da coleção Roteiros do Clima. Compartilhe com quem você acredita que vai gostar. Roteiros elaborados por Débora Tomiatti.


Roteiros do Clima reúne roteiros de estudos, com atividades mais práticas e reflexivas sobre clima, mudanças climáticas e indicadores climáticos.

Clima 1Chuva e temperatura

Clima 2 Plantas e CO2

Clima 3 Ciclos biogeoquímicos

Clima 4 Impacto na fauna

Brincando no Cerrado com o jurumi é um pequeno livro tem pequenas histórias sobre o bioma cerrado, sobre a biodiversidade, além de joguinhos e atividades. Esse livrinho foi produzido produzido pela bióloga Giulianny Machado, durante o Intercâmbio.

Conhecendo o tamanduá-bandeira é um pequeno livro para colorir com informações biológicas sobre o mascote do Instituto. Esse livrinho foi produzido por Nathália Araújo.

Um planner é uma ferramenta de organização que pode ajudar nas atividades do dia-a-dia, semana ou de um outro período do ano da sua escolha, de uma maneira mais leve e simples. Com ele você pode visualizar as tarefas e objetivos a serem cumpridos, além de possíveis falhas e melhorias na sua organização pessoal e profissional. Ele foi desenvolvido durante o Intercambio por Débora Tomiatti.

Miteca é um pequeno repositório de materiais técnicos e educativos disponibilizados gratuitamente pelo Instituto. Você pode enviar a alguém que pode gostar. Ajude a divulgar!

Fotografias Acervo