12.NOV

● 14h - Gratuito e virtual

Objetivo

Informar as pessoas interessadas sobre o tema Zoologia Médica e colaborar para desvendar os preconceitos que a sociedade ainda tem com esses animais, através de palestras ministradas por profissionais que trabalham nesse campo diverso e ainda misterioso da ciência.

Fotografia de Capa

Jararaca candanga (Bothrops itapetiningae) por Bruno Correa

Contexto

Desmistificar o preconceito com os animais peçonhentos; ressaltar para a presença de animais de interesse médico e o contato humano; ter espaço para compartilhar informações técnicas e científicas de interesse público sobre grupos zoológicos. O Encontro é uma oportunidade de participação para profissionais das áreas biológicas, estudantes e pessoas interessadas, no conhecimento de temas e formas de interação sobre assuntos associados à Zoologia aplicada à Saúde, a fim de conscientizar ainda mais pessoas sobre a importância desses animais.

Animais peçonhentos no Brasil e sistemas de informação

Nathalie Citeli é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestra em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ- RJ, doutoranda em Zoologia pela Universidade de Brasília. Atua nas áreas de Herpetologia, Taxonomia de grupos recentes, Ofidismo e Coleções Científicas.

Serpentes Peçonhentas, Acidentes Ofídicos e Estudos Etnoherpetológicos no Oeste da Amazônia

Paulo Bernarde é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestre em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência nas áreas de Herpetologia, Etnoecologia e em Animais de Interesse na Saúde.

Serpentes de Importância Médica

Giuseppe Puorto é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atualmente é Pesquisador Científico - Museu Biológico do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Herpetologia.

ODS Agenda 2030

O Encontro está ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, principalmente ao Objetivo 3 que indica 'Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades', Objetivo 4, ‘Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos’ e ao Objetivo 15, ‘Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade’ na Agenda 2030.

Organização

O Encontro de Zoologia Médica é uma iniciativa do Instituto Jurumi e tem o intuito de colaborar com informações às pessoas interessadas sobre o tema, desvendar os preconceitos que a sociedade ainda tem com esses animais e também apresentar um tema que é ainda pouco discutido.

Comissão Organizadora: Nathália Araújo, Nycolle Castro, Yasmin de Lima, Rodrigo Viana. Dúvidas? Entre em contato > eventodezoologiamedica@gmail.com